Ao procurar transporte escolar para crianças e adolescentes, garanta que sua busca encontre um serviço de qualidade, seguro e confiável: os veículos credenciados. O transporte escolar clandestino coloca a segurança do seu filho em risco.
As vans credenciadas são mais seguras, confiáveis e passam por vistoria, realizada pelo Instituto Técnico Legalizado (ITL) ou engenheiro habilitado, onde é avaliado as condições do veículo para circulação, os equipamentos obrigatórios, os sistemas de seguranças, entre outras questões que garantem a segurança dos passageiros. Essa vistoria é realizada de seis em seis meses de acordo com o artigo 136, inciso II do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)
Além disso, para trazer ainda mais segurança, os motoristas passam por um treinamento obrigatório, que é o Curso Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Escolar, previsto no inciso V, do art. 136 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Acabar com o transporte ilegal de crianças e adolescentes é um dever de todos e os pais e responsáveis tem um papel super importante nesse sentido. “São os pais das crianças que realizam esse contrato de transporte com o motorista, por isso é fundamental que busquem por aqueles credenciados. É uma maneira de manter os filhos mais seguros e incentivar a regularização dos motoristas”, orienta o diretor de Transportes da Transcon, Rafael Amaral.
Segundo o artigo 230, XX do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo sem portar autorização para condução de escolares, é infração gravíssima. O responsável levará multa, sete pontos na carteira e o veículo será removido.
Como verificar se a van é credenciada?
Para saber se o veículo está legalizado, peça a carteirinha de registro de credenciamento do condutor e a autorização de tráfego emitida pela Transcon. Confira os dados e a data de validade. O selo de vistoria que fica no painel dos veículos, também é um indicativo de legalidade, mas não garante sozinho a regularidade do veículo e do condutor. Por isso, entre em contato com a Transcon pelos telefones (31) 3329-3319 | (31) 3329-3311 para confirmar.